Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

domingo, 3 de março de 2024

249/24 Fatos alternativos


06032024 In 2018 Rússia vs UK arrested for sócial média use


020324 “Lula confronta Bolsonaro e convoca presos de todas as penitenciárias do país para uma mega manifestação: “Chocaremos o mundo” (Falha de S. Paulo)”.


06032024 In 2018 Rússia vs UK arrested for sócial média use

🇷🇺:  400 people arrested for social media posts
🇬🇧:  3300 people arrested for social media posts

But 
Rus is more 
oppressive than UK,
 right !?!?
https://twitter.com/i/status/1765085207680696340 


080324 Canal Ben- Gurion

"O premier Benjamin Netanyahu ordena os bombardeios na Faixa de Gaza. Depois de milhares de mulheres e crianças mortas, deduz-se que a limpeza étnica prepara o terreno para a engenharia colonial, na região. O genocídio obedece à gramática da acumulação capitalista. A ideia é construir o Canal Ben-Gurion, homenagem ao pai fundador do Estado israelense David Ben-Gurion, entre Eilat e Gaza, para multiplicar o fluxo de navios em ambas as direções. A obra une o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo em escala gigante. Substitui o estreito Canal de Suez. Interessa à geopolítica dos Estados Unidos e da Europa.

Israel faz o serviço sujo. A meta é o domínio de grande parte do comércio mundial marítimo, pelo Ocidente. O Estado palestino inviabiliza o projeto. É o obstáculo tático a remover. O Hamas é o mote para ativar o antigo plano. Entende-se o “apoio incondicional” de Joe Biden (EUA) e os rompantes de Emmanuel Macron (França) e de Olaf Scholz (Alemanha). 
O acontecimento acima é a mais recente aplicação da post-truth para esconder as intenções."
 https://aterraeredonda.com.br/infocracia-o-digitalizacao-e-a-crise-da-democracia/#:~:text=O%20premier%20Benjamin,esconder%20as%20inten%C3%A7%C3%B5es.


080324 "vontade da verdade: Manter viva a  [Luiz Marques)

A refatualização prova que o ditado (“contra os fatos não adianta brigar”) caducou. Os ditos “fatos alternativos” protegem as tribos. A verdade já não serve de anteparo à guerra de todos contra todos, para alçar a sociabilidade comum. O Dicionário Oxford, em 2016, escolheu a expressão post-truth (pós-verdade) de emblema para um tempo em que os fatos objetivos são menos influentes do que as emoções e as idiossincrasias. O referendo britânico sobre a União Europeia (Brexit) e a eleição de Donald Trump foram o estopim. Não faltou o simulacro brasileiro para ilustrar o ápice do processo denunciado pelo The New York Times – nos idos de 2005 – ao eleger o neologismo truthiness, algo parecido com “veridade”, para destacar a crise da verdade e do entendimento no século XXI.

A ordem digital abole a solidez do fatual. A fotografia digitalizada, idem, ao refazer a estética para o visual. Celulares costumam vir programados para fazer maquiagens automáticas, o que estimula o habitus de negação da facticidade. A sociedade informacional tem no DNA a desconfiança. Reina a desorientação, na abundância de informações que afirmam a contingência e a ambivalência de tudo. A verdade é outra mercadoria sujeita às oscilações da Bolsa de Valores. 
As grandes narrativas evaporam. O paradigma da comunicação discursiva é suplantado pela brutal enxurrada de informes desencontrados. A imensa crise da verdade conduz à crise da sociedade, incapacitada de avançar em bloco.“Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia”, avisa o bardo inglês."
...
"A esquerda deve manter viva a “vontade da verdade”: 
(a) participar do espaço público e;
 (b) zelar pelo que os gregos chamavam parrhesia, o dever de dizer a verdade."


 https://aterraeredonda.com.br/infocracia-o-digitalizacao-e-a-crise-da-democracia/#:~:text=Manter%20viva%20a,o%20bardo%20ingl%C3%AAs

040324 Ladapo’s [immunization and vaccination negationist sworn in as Florida’s surgeon by De Sanctis 2022,]

risky succession of positions denying even the most obvious benefits of immunization and vaccination is a symptom of a wider political assault by the right wing, which carries deadly potential.

    Its origins, Speth believes, lie in a long-discredited study by the disgraced British former doctor Andrew Wakefield falsely tying the measles, mumps and rubella (MMR) vaccine to autism, but which was enthusiastically embraced by anti-vaxxers and other extremists in the US.
    “The Wakefield study was a gross fraud, yet today up to 25% of our population believes it, and opportunistic politicians seize on the sentiment to tell people what they want to hear about the danger of vaccines,” he said.
    “Republicans are at war with medical science, and that’s a horrible tragedy. But I feel like Cassandra, talking about the public health threat. We’re going to start seeing a lot more children die of infectious diseases that could be prevented if they were vaccinated.”
https://www.theguardian.com/us-news/2024/mar/03/florida-measles-outbreak-preventable



“Lula confronta Bolsonaro e convoca presos de todas as penitenciárias do país para uma mega manifestação: “Chocaremos o mundo” (Falha de S. Paulo)”.

"De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva [...] teria decidido rivalizar com Bolsonaro e teria convocado os presos de todas as penitenciárias para participar de uma manifestação a seu favor. Ainda segundo a publicação, Lula teria afirmado que vai chocar o mundo e a notícia teria sido veiculada no jornal Folha de S. Paulo."

"A história ganhou grandes proporções nas redes sociais, em especial, no X (antigo Twitter) e no WhatsApp. Apesar disso, a história apresenta alguns detalhes importantes, como o caráter vago, extremamente alarmista e a ausência de notícias em diversos veículos de comunicação confiáveis. Todas essas são características de fake news na internet e causam desconfiança.


...


Além disso, a (...) página que soltou a informação não é a Folha de S. Paulo, mas sim um site satírico e humorístico".

https://www.boatos.org/politica/lula-disse-que-vai-convocar-presos-para-fazer-manifestacao-para-rivalizar-com-bolsonaro.html#:~:text=A%20hist%C3%B3ria%20ganhou,e%20causam%20desconfian%C3%A7a.

Fatos alternativos 

Brasil: Uma ditadura !?

"Em outra questão apresentada aos participantes da mobilização [do dia 25fev24], 
ao responder à pergunta 
            "Os excessos e perseguições da Justiça caracterizam a situação atual como uma ditadura?"
                    94% disseram "sim" 
                    4% responderam "não" 
                    2% disseram não saber."
adaptado de: https://www.brasildefato.com.br/2024/02/27/bolsonaristas-de-ato-na-avenida-paulista-ignoram-a-realidade-para-88-deles-lula-nao-ganhou-a-eleicao#:~:text=do%20Monitor%20do%20Debate%20Pol%C3%ADtico%20no%20Meio%20Digital%2C%20vinculado.

300224

Bolsonaristas de ato na Avenida Paulista ignoram a realidade: para 88% deles, Lula não ganhou a eleição (Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) | 27 de fevereiro de 2024 às 12:13)"

"o Monitor do Debate Político no Meio Digital, vinculado à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), que ouviu 575 pessoas que participaram da manifestação. A equipe da pesquisa esteve na Avenida Paulista entre 13h30 e 17h do último domingo.

"Acredita que foi Bolsonaro, e não Lula quem de fato ganhou a eleição para presidente em 2022?", foi uma das perguntas feitas aos entrevistados. Enquanto

88% responderam "sim", outros

8% disseram "não", e

4% afirmaram não saber.

Em outra questão apresentada aos participantes da mobilização,

94% disseram "sim" ao responder à pergunta

"Os excessos e perseguições da Justiça caracterizam a situação atual como uma ditadura?", enquanto 4% responderam "não" e outros 2% disseram não saber."

https://www.brasildefato.com.br/2024/02/27/bolsonaristas-de-ato-na-avenida-paulista-ignoram-a-realidade-para-88-deles-lula-nao-ganhou-a-eleicao#:~:text=do%20Monitor%20do%20Debate%20Pol%C3%ADtico%20no%20Meio%20Digital%2C%20vinculado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário