Postagem em destaque

Antologia: Miríade, Distopia, Utopia (2004-2024) -

     Antologia : Miríade, Distopia, Utopia  (2004-2024); @vanres1974; #antologia;  {11dez24 qua 20:40-20:50}      Anthology: Myriad, Dystopi...

Prof. Dr. Vander Resende, Doutorado em Lit Bras, pela UFMG; Mestre em Teorias Lit e Crít Cul, UFSJ

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Fake News - combatendo ...

3 lições para combater o infodêmico COVID-19, 30/01/2021


Primeiro, crie um ambiente de mídia construtivo para inocular o público.
Em segundo lugar, melhore a consciência pública por meio da deliberação.
Terceiro, escolha remetentes e fontes eficazes de mensagens para corrigir a desinformação.

Combater as teorias da conspiração é uma batalha difícil. Estudiosos da comunicação e da psicologia apontam os mecanismos psicológicos que fazem com que as pessoas rejeitem informações factuais se elas desafiarem sua visão de mundo ou senso de si mesmas.

Cuihua Shen e Jingwen Zhang, da Universidade da Califórnia, Davis; Anfan Chen, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China; e Jingbo Meng, da Michigan State University, contribuíram para este artigo.

EUA x Rússia

Com "Biden" na Casa Branca, o Kremlin Agora Precisa Mudar de Engrenagem, por THE SAKER, 27/01/2021

As mudanças geopolíticas de Bidens, por THE SAKER

(neste momento, "contenção" apenas convida a mais agressão)

Mais difamação da Rússia, dos russos e de tudo que é russo por toda a mídia ocidental

Ainda mais “sanções” contra todos os interesses russos

Um retorno ao estilo de mísseis militares e ataques aéreos da era Obama.

Um retorno ao assédio mesquinho da era Obama aos diplomatas e cidadãos russos.

Ainda mais barulho de sabres ao longo das fronteiras russas.

rápida degradação da situação política na Ucrânia

[Tradução, VanRes]



Migrações

 Por que Londres está perdendo população num êxodo sem precedentes, Jesús Moreno, BBC News Mundo, 2/2/2021

"o Reino Unido sofreu no ano passado a maior queda populacional desde a Segunda Guerra Mundial. Um declínio impulsionado por um êxodo em massa de migrantes, com epicentro em Londres. 
Cerca de 1,3 milhão de estrangeiros deixaram o país entre o terceiro trimestre de 2019 e o mesmo período de 2020, segundo dados do Centro de Excelência de Estatísticas Econômicas (ESCOE, na sigla em inglês).

Uma fuga que se manifesta com força na capital inglesa: 700 mil estrangeiros deixaram a cidade, segundo estimativas feitas pelos economistas Jonathan Portes e Michael O'Connor, que cruzaram dados oficiais sobre emprego e população." (...) É muito cedo para saber se esse êxodo de migrantes é uma via de mão dupla, mas, já antes da pandemia, uma pesquisa da BBC mostrava que a procura de emprego no Reino Unido por europeus em portais de trabalho havia caído 12% no país e cerca de 15% em Londres em 2019."

 [causas: 

Covid-19; 

Lockdown; 

Desemprego mais alto entre migrantes de setor de serviços, como hotelaria (embora vagas ociosas em setores de alimentação, agricultura, transporte pesado); 

custo excessivo de aluguel em Londres; 

Universidade e cursos de ensino a distância; 

Brexit e dificuldades na fronteira]

Meio ambiente

Bacias Potiguar e de Pelotas estão entre as regiões oferecidas pelo governo federal para exploração de petróleo e gás natural

 Segundo o jornal Folha de São Paulo, o governo incluiu as bacias Potiguar (RN e CE), próxima ao parque nacional marinho Fernando de Noronha, e Pelotas (SC e RS), região relevante para reprodução, alimentação e corredor migratório de espécies em perigo, entre as ofertas.
A análise revela que, em apenas um dos blocos da bacia Potiguar, o 954, existe uma sobreposição a uma área de conservação de 61 espécies ameaçadas. Já na bacia Pelotas, o setor SP-AR I se sobrepõe a áreas com 64 espécies em risco de extinção.

Aquecimento global acentuado não é obra da natureza, afirma estudo, por Reinaldo Zaruvni, na Techmundo2/2/2021

"Uma pesquisa publicada na revista Nature na última quarta-feira (27) sugere que os últimos 12 mil anos na Terra têm sido mais frios do que se pensava e que o aquecimento global causado por humanos é uma anomalia maior que a projetada por estudos anteriores.(...)

"A metodologia, afirmam, oferece o que pode ser a solução de um mistério a respeito dos recentes fenômenos climáticos no planeta, o chamado enigma do aquecimento do Holoceno, cujas reconstruções revelam um período quente de 6 mil a 10 mil anos atrás, seguido de resfriamento e, então, de um aumento de temperatura contínuo. Este argumento é utilizado por céticos, de que a natureza segue seu caminho independentemente da ação de seus habitantes. Entretanto, isso parece não ter ocorrido de fato.

"Samantha Bova, pesquisadora de paleoclima da Rutgers University e uma das autoras do estudo, explica que a interpretação das novas evidências exibe um caminho altamente consistente de elevação de temperatura com o previsto por modelos climáticos, refutando aqueles que discordam deles.

(...) Bova ressalta que, no início, o aquecimento ao longo do Holoceno foi impulsionado pelo lento recuo das camadas de gelo. Então, há cerca de 6 mil anos, o aumento das concentrações de gases de efeito estufa levou a um aquecimento ainda maior – mas nada comparado à época em que vivemos."

OAB pede que STF suspenda efeitos de decreto que alterou o Conama, por Duda Menegassi, em ((o)) eco 2/2/2021

"A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) protocolou na última semana uma petição junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para participar do julgamento que questiona as mudanças na composição e funcionamento do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). O pedido, encaminhado à ministra do supremo Rosa Weber, solicita o ingresso da OAB como amicus curiae no julgamento sobre a constitucionalidade do decreto presidencial de maio de 2019 (nº 9.806), que 

reduziu a participação da entidades ambientalistas e da sociedade no colegiado.

 Weber é a relatora do julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 623) do decreto, em ação ajuizada em setembro de 2020. Além disso, a OAB solicita à ministra que conceda medida liminar para suspender imediatamente a validade do decreto."


Políticas de identidade

Número de trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020, por Agência Brasil, 2/2/2021

"O percentual de pessoas em home office, trabalho remoto, se manteve em queda em novembro de 2020 e atingiu 7,3 milhões de pessoas, uma redução de, aproximadamente, 260 mil em relação ao mês anterior" O resultado representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. Os números fazem parte do estudo sobre o trabalho remoto no país durante a pandemia de covid-19, divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O estudo mostrou [...] que as mulheres e pessoas brancas são a maioria no perfil dos trabalhadores em home office, que tem se mantido estável desde a primeira análise, baseada nos dados de maio de 2020. Em novembro, 57,8% das pessoas em trabalho remoto eram mulheres, 65,3% eram da cor branca, 76% tinham nível superior completo e 31,8% apresentavam idade entre 30 e 39 anos."


Saúde

Forma escalonada de vacinação aumenta chances de boa cobertura, diz médico, da CNN, em São Paulo, 02/02/2021

"“Quando mais velha a pessoa é, maior o risco de óbito. Então, como temos uma escassez de vacinas no Brasil, essa forma escalonada é uma forma da gente, aos poucos, conseguir ter uma boa cobertura, principalmente nos mais frágeis. E os idosos acima dos 80 anos têm uma maior dependência, muitos moram em instituições de longa permanência”, disse."


Brasil sobe para 8ª posição em ranking mundial de vacinação contra a covid-19, por Thays Martins, no Correio Braziliense, 02/02/2021
Porém, com pouco mais de 2 milhões de doses aplicadas, país só vacinou 0,98% da população

O Brasil subiu para a oitava posição no ranking de países que mais vacinaram contra a covid-19 no mundo, segundo levantamento desta segunda-feira (1°/2) do projeto "Our World in Data", da Universidade de Oxford. Proporcionalmente ao número de habitantes, porém, o país ocupa a 34ª posição. (...)

Já no ranking proporcional, o país que mais imunizou foi Israel. Mais de um terço da população do país já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. O país já registrou 

queda de 60% das internações devido à covid-19

Apesar do efeito já começar a ser sentido, Israel decidiu prorrogar as medidas de restrição no país pela terceira vez.


Guerra Tecno-econômica (EUAxChina)

Xiaomi bloqueia apps da Google em celulares chineses, by Tecmundo, 02/02/2021. 

"É importante ressaltar que a restrição em relação à instalação dos apps do GSM nos celulares Xiaomi é válida exclusivamente no mercado chinês, onde 

as plataformas da Google são banidas. 

Ou seja, os modelos vendidos em outros países, que trazem a ROM Global, podem contar com os serviços normalmente, pelo menos por enquanto.
    Apesar disso, é importante prestar atenção na hora de importar celulares da Xiaomi que foram lançados para o mercado chinês, pois eles podem apresentar as restrições de software relatadas, não sendo capazes de rodar os apps da Google."

Des-emprego

 Número de trabalhadores em home office diminui em novembro de 2020, por Agência Brasil

"O percentual de pessoas em home office, trabalho remoto, se manteve em queda em novembro de 2020 e atingiu 7,3 milhões de pessoas, uma redução de, aproximadamente, 260 mil em relação ao mês anterior" O resultado representa 9,1% dos 80,2 milhões de ocupados e não afastados. Os números fazem parte do estudo sobre o trabalho remoto no país durante a pandemia de covid-19, divulgado nesta terça-feira (2) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Anti-política - Congresso Nacional

Arthur Lira sinaliza que a guerra continua, Por Tereza Cruvinel, no site Brasil-247, 03/02/2021

O mercado festeja a eleição de Lira achando que agora as tais reformas neoliberais vão avançar.

Não estão entendendo nada. Rodrigo Maia, um liberal, tinha compromisso com elas.

Lira e o Centrão têm interesses, não ideologia ou convicções. E se Lira seguir na marcha autoritária com que estreou, não será fácil construir consensos.

A vitória pode reascender os ímpetos autoritários de Bolsonaro. Ele vai também 

se empenhar pela agenda de costumes, 

expressão de seu obscurantismo. E estas foram as razões que levaram a esquerda, exceto o PSOL, a apoiar o emedebista Baleia Rossi. Já pela agenda neoliberal. Bolsonaro nunca se bateu de fato.


Com manobra, Lira e aliados podem ter 6 dos 7 principais cargos da Câmara, Caio Spechoto (Poder 360)


"O novo presidente da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), pode ter 5 aliados entre os 6 titulares dos cargos em disputa na Mesa Diretora. Com maioria entre os 7 integrantes titulares do colegiado, o presidente (ele próprio 1 dos 7) tem maior liberdade para tocar os projetos que desejar dentro da Casa. A hegemonia do grupo de Lira no comando da Câmara, nessa dimensão, é possível por causa do ato que anulou o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), seu principal na eleição realizada nessa 2ª feira (2.fev.2021). O deputado eleito com as bênçãos do governo Jair Bolsonaro considerou inválida a formação do grupo de Baleia por causa do descumprimento do prazo estipulado para registro dos blocos."

Desmilitarização da Polícia

Major condenado por tortura e morte do pedreiro Amarildo é reintegrado à Polícia MilitarPor Larissa Schmidt e Elza Gimenez, TV Globo, 02/02/2021 12h02

"Amarildo Souza foi levado por PMs da UPP da Rocinha em julho de 2013 e nunca mais apareceu. Em 2016, major Edson dos Santos, ex-comandante da UPP, e outros 12 PMs foram condenados por 
tortura seguida de morte, 
ocultação de cadáver e 
fraude processual."  

Guerra de Classes

A polêmica questão da auditoria da dívida pública, por Luis Nassif, 
Por
 Luis Nassif
 , 
3/02/2021

Lá atrás, algum aventureiro bem posicionado conseguiu transformar títulos sem valor em certificados de dívida pública. Esses títulos foram incorporados à dívida e passaram a ser negociados no mercado. A partir dali, rodaram de mão em mão. Se a origem foi um título podre, não há como desfazer todos os negócios que foram fechados em torno dele, nem mapear o roteiro percorrido pelo títulos desde que estou no circuito da dívida pública.

Há um preço pesadíssimo que o país pagou ao longo de décadas, com a subordinação ignorante e interessada a teorias monetárias que visavam exclusivamente 

proporcionar ganhos ao capital em períodos inflacionários, 

com as jogadas sucessivas de juros e câmbio. Mas não há maneira de recuperar o leite derramado.


Bolsonaro e os liberais mercadistas, por Luis Nassif, 03/02/2021


Há um pacto tácito, em torno dos 
    negócios da privatização. 
Este é o elo central. Depois, há os fatos secundários, quase irrelevantes, como 
o genocídio de dezenas de milhares de brasileiros, 
a fome se alastrando por todo o país, 
o país se tornando pária mundial, 
os problemas com o meio ambiente, 
o desmonte do Estado. 
Para esse pessoal, tudo são detalhes.


Funcionários da Presidente param em apoio a colega demitido, por FatoReal (Conselheiro Lafaiete), 2 de fevereiro de 2021

"Funcionários da Viação Presidente, que já enfrentam problemas há alguns meses e por esta razão, fizeram recentes manifestações e paralisações, hoje saem em defesa de um colega, que teria sido demitido  pelo seu envolvimento com a greve e o sindicato representante da categoria".

Bolsa tem reação positiva às eleições no Congresso

"Ibovespa sobe 0,61% e dólar recua 1,74%. Investidores estão otimistas com a possibilidade de avanço das reformas econômicas

"O estrategista-chefe da Santa Fé Investimentos, Fábio Focaccia, aponta que as eleições [Arthur Lira (PP-AL) para presidir a Câmara dos Deputados e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como novo presidente do Senado Federal] renovaram as esperanças do mercado e podem atrair novos investidores. “Muito já se fala sobre o que vai acontecer daqui para frente: 

a independência do Banco Central, 

as reformas tributária e administrativa, 

a unificação de impostos e 

como vai se portar o governo com relação ao auxílio emergencial. Eu acho que o mercado, como um todo, gostou, o Ibovespa teve variação positiva e o dólar está caindo bastante, o que mostra a volta de uma parte de confiança dos investidores”, afirmou."