Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

quarta-feira, 8 de março de 2023

08-23 #espiral #coleção


me lancei ao indefinido

arriscando mais ou menos

casa e ganha-pão

em minha vida

mediana vida

umas 5 vezes


jamais 

construí uma carreira

ou projetei uma existência 


desde os 14 anos

me deixei ou fui levado

a mudanças mais ou menos radicais

em torno de cada 7 anos subsequentes

14

21

28

35

42


flanei

chafurdai

entre re-des-territorializaçõs

bairros interesses cidades ocupações 

me transformei ou fui transformado 

ao menos 5 vezes em minhas 7 vidas


hoje 

arguo 

comigo

com outros

ter mais momentos 

de felicidade e de alegria

do que de tristeza e melancolia


para levar tal existência

- a que mais gostei

entre as vividas -

trabalho como 

professor


aprecio 

por demais 

ministrar aulas

principalmente 

para adolescentes 

dos ainda curiosos

9ºs e 1ºs,  nessa ordem


entre 

raivas

desafios

gratificações

desesperanças 

o saldo emerge positivo

ao final de cada trimestre


então

procrastino

para lançar-me 

a um outro salto 

no desejado

indefinido


a presente 

ocupação 

(aos trancos

e barrancos -

na maioria 

do tempo)

me satisfaz

enquanto

desafio

razoável 

emocional

intelectua


assim

"opto" 

por me 

"submeter"

pero no mucho

enquanto não me sufoca

demais a inescapável repressão 


ao colocar na balança

entre ocupações anteriores

muito mais ou menos alienantes

ser professor de adolescentes

 (sobretudo entre 13 a 15 )

tornou-se a menos sem sentido

de tantas submissões

ocupacionais 


por questões de classe social

formação intelectual 

moral religiosa

ética 

por óbvio

não consigo

não "me submeter"


então

me justifico:

"em qual ocupação

não se há de viver entre

pequenas medias grandes enormes 

"crises psíquicas, repressões, submissões, alienações"


essa ocupação

(ainda gratificante,

com a carga horária reduzida,

para me prover o mínimo existencial)

me possibilita um usufruto

máximo de momentos

"em liberdade" 

relativa


desse modo

posso atuar 

naquilo 

que me agrada 

- que sonhava

a mais de 30 anos,

na adolescência, 

não tão rebelde,

nem revoltada)

ser um leitor


me penso

não ser idealista

talvez um pouco poliana

mas realista o bastante

para saber aonde 

lanço a palha 

em fogo


@vanres1974

#08032023




Nenhum comentário:

Postar um comentário