Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

 20-24 hiper-realismo


ao passar 

rapidamente 

por obras de arte 

hiper-realista me pareciam 

inúteis e incapazes de alcançar 

seus objetivos estéticos implícitos 


?para que 

a imitar o real 

em sua exatidão

na busca de beleza ideal

através de materia artificial?


cabelos de plástico

pele de silicone 

olhos de vidro


de repente

me vejo diante

do agigantado rosto

por giovani caramelo

na mostra individual

“hiper-realismo no brasil”

na caixa cultural

em pleno centro 

de São Paulo

tão próximo 

do marco

zero

na 

sé 


?qual a ética 

desta corrente  estética?

 

me pego 

a pensar

na brutalidade

em meus textos 

crônicas poéticas

fotografias cruas

poemas narrativos

como “velho na paulista

que me recorda “Ensaio n° 1”


?porque 

o anseio

de mímesis 

hiper-realista?


“vida como ela é”


não

considero

que teria coragem 

de encarar 

tão ostensivamente

um ser humano outro


?nem sequer 

a amante

ou de cujus?


?mas não conseguiría

em um filme ou 

em uma foto

o contato

com o

real ?


não haveria o choque

da tridimensionalidade

de uma obra prima como

“onde habitam meus demônios”


diante de mim

as veias suaves

os lábios caídos

a barba por fazer

a testa enrugada

os cabelos cortados

os olhos marejando

os bolsões nas pálpebras

os fios castanhos e brancos

os brilhantes olhos estatelados


fiquei ao menos 

uma hora sentado 

diante daquele homem


uma mímica 

a me demandar encarar

o outro enquanto objeto


enquanto isso 

pausava eventualmente 

para observar 

a reação 

pública


passava 

parava

voltava

observava

se aproximava

fotografava


quantas obras de arte

em minhas andanças

centros culturais 

museus

murais

vitrais

foram

observadas

com tanta atenção 

e tamanho espanto


saio 

com a impressão

de que ainda terei

uma “segunda chance”


@VanRes2023 

17jan24 26jan24

#metaarte #hiper-realismo 

#giovani_caramelo 

#mímesis #mímica imitação 



Para ver mais: 
SP Caixa Cultural “hiper-realismo no brasil”, em 17jan24



20-24 hiper-realismo


ao passar 

rapidamente 

por obras de arte 

hiper-realista me pareciam 

tão inúteis e incapazes de alcançe

seus objetivos estéticos implícitos 


?para que 

a imitar o real 

em sua exatidão

na busca de beleza ideal

através de materia artificial?


me vejo diante

do agigantado rosto

por giovani caramelo

na mostra individual

“hiper-realismo no brasil”

na caixa cultural

em pleno centro 

de São Paulo

tão próximo 

do marco

zero

na 

sé 


?qual a ética 

desta corrente  estética?

 

me pego 

a pensar

em meus textos 

crônicas poéticas

fotografias cruas

poemas narrativos

como “velho na paulista

que me recorda “Ensaio n° 1”


?porque tal busca

de representação 

hiper-realista?


“vida como ela é”


não sei

se jamais

teria coragem 

de encarar tão 

ostensivamente

um ser humano outro

que não a amante

ou um de cujus


?mas não conseguiría

em um filme ou 

em uma foto

o contato

com o

real ?


não haveria o choque

da tridimensionalidade

de uma obra prima como

“onde habitam meus demônios”


diante de mim

as veias suaves

os lábios caídos

a barba por fazer

a testa enrugada

os cabelos cortados

os olhos marejando

os bolsões nas pálpebras

os fios castanhos e brancos

os brilhantes olhos estatelados


fiquei ao menos 

uma hora sentado 

diante daquele homem


enquanto isso

observava 

o público 

passava 

parava

voltava

observava

os detalhes


quantas obras de arte

em minhas andanças

centros culturais 

museus

murais

vitrais

foram

observadas

com tanta atenção 

e tamanho espanto


saio 

tendo 

a impressão

de que terei

uma “segunda chance”


@VanRes1974 

17jan24 

#metaarte #hiper-realismo 

#giovani_caramelo









Nenhum comentário:

Postar um comentário