Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

68/24 sobre diálogos assíncronos, por @vanres2023 

Não precisa pressa para interagir aos meus comentarios ou questões. 

Siga no seu tempo e disponibilidade. Inclusive optando por ...

continua em: https://vanresnews.blogspot.com/2024/01/68-24-sobre-dialogos-assincronos-nao.html

 Como já bati papo a respeito, com certos amigos, entre seus aspectos mais interessantes, uma conversa assíncrona possibilita trocar mais ideias, mais elaboradas sobre um tema. Isso sem as exigências, demandas e custos associados a organização de um encontro presencial.

Com a conversa assíncrona, até mesmo a logística de organizar um encontro presencial entre amigos, ainda mais se eles vivem distantes no espaço, tem facilitado.

Parece brincadeira discutir as dificuldades de organizar um encontro presencial hoje. Ainda mais quando me lembro de uma passagem de Bertrand Rousseau, que no início do século XX, a cerca de um século, louvava a maravilha que era para as relações de amizade o desenvolvimento do automóvel, que permitia a amigos distantes dezenas de quilômetros se encontrassem mais facilmente.

Retornando as vantagens dos diálogos assincronos, há muitas das vantagens da boa e velha "carta", mas sem tantas desvantagens.

Há também a possibilidade de reagir às questões e aos comentários e às opiniões, no tempo apropriado a cada um - inclusive fazendo uma "googlada" mais ou menos longa, para conhecer melhor o assunto em tela!

Não preciso dizer que as conversas simultâneas, presenciais ou virtuais, tem suas peculiaridades, positivas e negativas - mas este é um tema para outra crônica.

Contudo, cada vez mais, tendo a investir mais tempo e esforço em conversas assíncronas digitadas. Considero que nestas, há possibilidades de uma reflexão mais aprofundada antes de expressar um fato, ou opinião.

@vanres2023


31jan21

Nenhum comentário:

Postar um comentário