Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

sábado, 27 de janeiro de 2024

 59-24 

"nenhum direto a menos!"


sem mais

concessões!


Mas enfrentar 

esse "opressor" 

por qual razão? 


a resistência

me parece ser 

das únicas saídas

minimamente éticas

entre tantas as opressões

que se ampliam a cada dia


!Tão irracional,

tal postura 

de constante confronto!


da forma possível 

em relação à minha posição de classe

cumpro papeis sociais com heterogeneidade 


num sonharia!


intercaladamente

sou aluno filho

companheiro

professor

confronto


Tá! 

E daí!

Cê tá mais ou menos seguro,

em cada um desses seus "papéis"!

Pra que caça confusão?


justamente por estar 

em relativa segurança 

eu sinto um dever de resistir 

não apenas a opressão mais óbvia 

que eu e tantos dos meus sofremos 

em cotidiano de múltiplas espoliações


Ok!

té intendu, 

a militância sindical!

Diqui ocê tanto reclama!

Mas essas outras lutas,

num são nem suas!


valorizo resistir e lutar

por pautas explicitamente

não “minhas” mas vivenciadas 

por tantos outros seres humanos

de modos amplos e diversificados 

por questões transversais de gêneros, 

etnias, classes, idades, ambientais, status,


num intendu purque risca tantu!

cê tá de férias 

em sum paulo 

numa tar di sábado 

cum sol 

e vai passa a tarde 

seguranu bandeira da palestina

qui tá lá 

nus quintus du infernu!


me orgulho

de participar

com sem tetos

líderes indígenas

manifestantes lgbtqiap+

árabes estabelecidos no brasil

famílias palestinas refugiadas

militantes do movimento negro 

feministas brancas de classe média

ativistas de células revolucionárias 

e até mesmo uns judeos israelenses


tudu marchanu 

cercadu pelapolícia  

por caus dum bandu de terrorista 


essa luta transversal

talvez defina para mim

de forma mais explícita

a necessária universalidade 

de praticar a resistência à opressão 


E si u sionista,

que cê disse,

berrava da janela

cum bandeira de israel e brasil

fosse um dos cacs

e começasse a atirar


para muitos

lutar e resistir 

ao lado de oprimidos

talvez seja o que torna a vida

enfim valer tantas e tamanhas penas


Você 

está 

cada vez mais 

sem noção


@vanres2016 

and 

@vanres1995

27jan24 28jan24


Nenhum comentário:

Postar um comentário