Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

SP Caixa Cultural “hiper-realismo no brasil” 18jan24


?qual a ética 

desta corrente estética?




ao passar 

rapidamente 

por obras de arte 

hiper-realista me pareciam 

tão inúteis e incapazes de alcançe

de seus objetivos estéticos implícitos 


para que reproduzir 

?o real em sua exatidão

na busca de beleza ideal

através de materia artificial?



 hiper-realismo




me pego 

a pensar

em meus textos 

crônicas poéticas

fotografias cruas

poemas narrativos

como “velho na paulista”

que me recorda “Ensaio n° 1”


“vida como ela é”


?porque tal busca

de representação 

hiper-realista?


não sei

se jamais

teria coragem 

de encarar tão 

ostensivamente

um ser humano outro



?mas não conseguiría

em um filme ou 

em uma foto

o contato

com o

real ?

fiquei ao menos 

uma hora sentado 

diante daquele homem


me vejo diante

do agigantado rosto

por giovani caramelo

na mostra individual

“hiper-realismo no brasil”

na caixa cultural

em pleno centro 

de São Paulo

tão próximo 

do marco

zero

na 

sé 


não haveria o choque

da tridimensionalidade

de uma obra prima como

“onde habitam meus demônios”




quantas obras de arte

em minhas andanças

centros culturais 

museus

murais

vitrais

foram

observadas

com tanta atenção 

e tamanho espanto


diante de mim

as veias suaves

os lábios caídos

a barba por fazer

a testa enrugada

os cabelos cortados

os olhos marejando

os bolsões nas pálpebras

os fios castanhos e brancos

os brilhantes olhos estatelados



enquanto isso

observava 

o público 

passava 

parava

voltava

observava

os detalhes














saio 

tendo 

a impressão

de que terei

uma “segunda chance”



@VanRes1974 

17jan24 

#metaarte #hiper-realismo 

#giovani_caramelo






Nenhum comentário:

Postar um comentário