Postagem em destaque

Antologia: Miríade, Distopia, Utopia (2004-2024) -

     Antologia : Miríade, Distopia, Utopia  (2004-2024); @vanres1974; #antologia;  {11dez24 qua 20:40-20:50}      Anthology: Myriad, Dystopi...

Prof. Dr. Vander Resende, Doutorado em Lit Bras, pela UFMG; Mestre em Teorias Lit e Crít Cul, UFSJ

terça-feira, 12 de março de 2024

282∆24 Redução da Extrema Pobreza


Sobre a retirada da população da condição de extrema pobreza, há muito alvoroço.
 Fala-se até que uma das causas foi a política de valorização do Salário Mínimo (da vontade de chorar), mas a razão principal foi a ampliação dos benefícios do Bolsa Família.
E em 2024, um dos motivos principais deverá ser o pé de meia! 

12032024 Menos 13 milhões de brasileiros passaram fome em 2023,

aponta pesquisa

Por Redação RBAPublicado 12/03/2024 - 11h54

. Entre os fatores que contribuíram para a melhoria, estão a redução do desemprego e o crescimento da renda, impulsionado por programas de transferência e pela política de valorização do salário mínimo.

A redução de 30% considera duas modalidades de insegurança alimentar. Na moderada, a pessoa não faz as três refeições diárias ou não consegue se alimentar de forma adequada para ter uma vida saudável. Na grave, fica um dia ou mais sem comer. Assim, a pesquisa mostrou diminuição de 20 milhões de pessoas que sofriam de insegurança alimentar grave e/ou moderada e de 8 milhões com insegurança alimentar grave no primeiro ano do governo Lula.

Salário mínimo e Bolsa Família

“Saímos de 33 milhões de pessoas no Mapa da Fome em 2022 para 20 milhões em 2023. Embora ainda haja um longo caminho pela frente, o acerto das medidas de aumento do valor do salário mínimo e dos repasses do programa Bolsa Família, bem como a redução da inflação dos alimentos, demonstram que estamos no caminho certo para retirar novamente o Brasil do Mapa da Fome”, afirma o diretor geral do IFZ, José Graziano. 

Já o ministro Wellington Dias considera que a retomada do Programa Bolsa Família foi fundamental para melhorar a situação. “O Bolsa Família não é só transferência de renda, é uma política de vida”, enfatizou. “Com o novo Bolsa Família, há o modelo de transferência de renda, mas levando em conta o tamanho da família e a sua composição, onde há crianças, o valor per capita é maior. Consequentemente, as pessoas estão conseguindo voltar a ter acesso ao alimento de qualidade.”

https://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/menos-13-milhoes-de-brasileiros-passaram-fome-em-2023-aponta-pe

squisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário