Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

sábado, 23 de março de 2024


 305:-*24 controle de pressões


meu caro, amigo!

não bebo 

chás tão intensos 

quanto os seus twinings, 

chais, yorkshires, indians, ..


me lembro 

de observá-los 

e degustar algum

em uma saudosa visita


em um outro tempo

em que relembro 

ambos vivíamos 

outras vidas

mais dignas

menos injustas


todavia

meu paladar

nunca foi bem treinado


eram pérolas dadas a um chucro


nessa 

nova vida

mais por urgência

do que prazer sinestésico

consumo chás de ervas

composto de 37 ervas

chá verde "importado" 

erva mate verde

 

há uma dosagem 

que vislumbro ir além 

de quantidade razoável 

mas só desse modo alcanço

um merecido sabor forte e denso 

composto via uma infusão chiante  

com risca de queimar-me os dedos

emitindo odor relativamente intenso 


contudo

alguns outros chás 

de ervas caseiras consumo

camomila erva doce cidreira

em doses menos cavalares

ou pressão cairá mais 

do que o pretendido


bebo, 

a cada dia

um tipo de chá

11:30 14:30 18:30 06:30


componho

a primeira infusão

em torno de 06:30

que será consumida 

a primeira dose 

antes do almoço 


a dose mais forte possível 

daquele chá "calmante"

é para dias de labor

quando os engulo

no tempo 

inverso 

ao café


a dose mais forte e difusa

bebo para me preparar

para a hora sexta


quando levanto 

após leitura e siesta 

ao redor da hora nona

precisaria tomar 

uma segunda dose

não do chá calmante

mas de remédio estimulante

mas me contenho

para equilibrar as horas


o estimulante

me possibilitaria

voltar a ter ânsia 

por viver e enfrentar 

seja lá qual for a obrigação 

ou diversão do dia 

renovado 


como 

tornou-se frágil 

essa descontrolada mente

a sobreviver cada vez mais

por meio de doses controladas

em um equilíbrio precário

entre estimulantes 

e calmantes 


refrão:

no fim das noites

em torno das 21:00 

cerca de duas horas 

após as vésperas e as leitura

das notícias geopolíticas do dia 

assisto a algum produtos cultural alienante 

em representação por cinema ou série 

após a qual consumo doses de remédios farmacêuticos

produtos da indústria culturae e farmacêutica 

essenciais para reduzir as pressão

e ansiedades e insônias

após me dopar

durmo sono sem sonhos 

na manhã um forte estimulante

no lanche das dez café extraforte com cacau 100%

para repor energia

necessária para o fim do labor

ao retornar a casa materna

antes do almoço 

o forte chá calmante

preparando-me para a siesta

após, meio comprimido de estimulante

para injetar um pouco de energia vital

da hora nona até as completas

desta hora, até as vésperas

caminho ou pedalo

para me sentir

mais do que

meramente

subvivente

então 

em plenas vésperas

um banho restaurador

e as últimas leituras

obrigatoriamente

não-literárias


e aqui se repete o refrão

ininterrupta

reiterada

dolosa

mente


então

caro amigo

então ...


@vanres#2023


230324

Nota de esclarecimento para leituras de poemas:

Como ensino aos meus alunos de Ensino Médio:

Em leituras de poema, muito cuidado!

O escritor (Vander Resende) nunca é o eu-lírico;

O autor (VanRes) pode ser o Eu-lírico;

O Eu-lírico pode ser personagem;

O Eu-lírico é o falante no poema, ou seja aquele que fala.


Resumindo duas certezas: 

O Eu-lírico é aquele que fala!

O Escritor não é o eu-lírico!


Tendo dito, 

sigo...









Nenhum comentário:

Postar um comentário