210∆24 Gender Troubles GT > Agregador
GenPol Inequality 1 formal/ 9 catadoras 27jan24 Desig
Gender pay Gap GPG
080324 Projeto Lei da igualdade de gênero
050324 "reduzir em 10% diferença salarial entre homens e mulheres, Plano prevê
050324 6% discordam da equidade entre homens e mulheres, 7% não concordam nem discordam
Violência doméstica VD
"Ator conhecido por interpretar Jesus Cristo é preso por violência doméstica
Know more:
Know more:
040324 Abortion rights in the French Constitution -
France's parliament officially approves law to enshrine abortion rights in the ConstitutionPro-abortion rights activists attend a rally outside La Sorbonne university in Paris. By Lauren Chadwick, 04/03/2024 - 15:57• Lawmakers voted in a joint session of parliament on Monday to guarantee abortion access by adding a line to the Constitution. French lawmakers voted officially on Monday in favour of adding a line guaranteeing the "freedom" to have an abortion to the country's Constitution. The symbolic vote needed three-fifths of both houses of parliament to vote in favour to make the change official with both MPs and Senators agreeing on the same legislative text.... The constitutional amendment was prompted by the US Supreme Court's ruling in 2022 to overturn Roe v Wade, a court case that guaranteed access to abortion in America. The French legislation states in its introduction that the US court demonstrated that "the rights and freedoms that are most precious to us can be threatened even though they seemed firmly established". The legislation goes on to say that this has also happened in Europe with movements trying to restrict access to abortion.
A 2020 court ruling in Poland, for instance, led to a near-total ban on abortions in the country
GPG Gender pay Gap
050324 "reduzir em 10% diferença salarial entre homens e mulheres, Plano prevê
Meta apresentada por Simone Tebet faz parte do Relatório Agenda Transversal de Mulheres5 de março de 2024, 04:43 h"Agência Brasil – O governo quer reduzir em 10% a diferença da renda média do trabalho entre homens e mulheres e chegar a 45,2% de formalização das mulheres no mercado de trabalho. As metas fazem parte do Relatório Agenda Transversal de Mulheres, que reúne os compromissos voltados para as mulheres no Plano Plurianual de 2024-2027, divulgado nesta segunda-feira (4), pelo Ministério do Planejamento e Orçamento.A agenda das mulheres engloba 45 dos 88 programas que constam no PPA. Para esses compromissos, o governo destinou R$ 14,1 bilhões do Orçamento deste ano.Outras metas previstas no documento são reduzir em 16% as mortes violentas de mulheres dentro de casa e em 55% a mortalidade materna, além da construção de 117 unidades de atendimento às vítimas de violência.
“Cada vez que nós conseguimos falar vem a violência política na rede social e tenta nos calar”, afirmou a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves. https://www.brasil247.com/economia/plano-preve-reduzir-em-10-diferenca-salarial-entre-homens-e-mulheres
050324 - em média 37% menos que os homens, Global
. De acordo com o Relatório Global de Desigualdades de Gênero, do Fórum Econômico Mundial, as mulheres ganham em média 37% menos que os homens com as mesmas posições no trabalho, isso num ranking de 146 países.
A edição do levantamento do Fórum divulgada em 2022 mostra que o Brasil está na 117ª posição do ranking, com 0,559 numa escala que vai até 1, onde a pontuação máxima equivale à plena igualdade salarial para trabalhos iguais. A título de comparação, o país com a melhor colocação é da Islândia, com 0,812, onde as mulheres ganham 13% menos que seus conterrâneos masculinos.
Já segundo relatório divulgado em março pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PnadC), realizada pelo IBGE, no Brasil as mulheres recebem em média cerca de 21% menos que os homens.
“Na categoria bancária, o cenário é um pouco pior: as mulheres recebem em média 22,2% menos que os homens. Se a mulher bancária for negra, então, ela recebe em média 40,6% a menos que o homem bancário branco”,
https://contrafcut.com.br/noticias/brasil-ocupa-117a-posicao-em-ranking-sobre-igualdade-salarial-entre-generos/
080324 Projeto Lei da igualdade de gênero
6% discordam da equidade entre homens e mulheres, 7% não concordam nem discordam
Igualdade de direitos entre mulheres e homens é defendida por 86%, diz ONU Mulheres
Você se considera uma pessoa que defende a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres? A pergunta pautada pela Constituição Federal, que determina que “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, é respondida com um “não” por 6% dos brasileiros entrevistados pela Ipsos Brasil a pedido da ONU Mulheres, para a pesquisa Percepção Social sobre Direitos Humanos e sobre Mulheres Defensoras de Direitos Humanos.
Violência doméstica VD
"Ator conhecido por interpretar Jesus Cristo é preso por violência doméstica
210b @ 24 Evangélicas e violência de gênero
260224 "iniciativas contra a violência às mulheres, já que as evangélicas estão entre as religiosas que mais denunciam homens violentos, segundo dados aos quais o governo teve acesso.
Essa questão poderia ser trabalhada em parceria entre as instituições religiosas e o Ministério das Mulheres.
A segurança nas escolas também é considerada um tema pertinente às ações dos devotos. O “sonho de consumo” de integrantes do governo é costurar uma série de ações para lançar em um grande pacote de políticas públicas com o apoio de religiosos, especialmente dos evangélicos."
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/governo-ve-tentativa-de-guerra-santa-em-ato-de-bolsonaro-e-prepara-reacao/#:~:text=iniciativas%20contra%20a,especialmente%20dos%20evang%C3%A9licos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário