Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

sábado, 24 de fevereiro de 2024

06a-/#2022  (v7) Esquecimentos Seletivos, by @vanres#1981

 

pouco

quase nada

lembro-me

de vivências de infância


foram mais memoráveis 

os choques literários 


começaram no 

4° ano primário.

Uma professora 

me apresentou a maravilha 

das maravilhas: literatura. 


Dois dias depois:

- "Mas é para ler o livro todo antes de trocar!" 

[E a gargalhada foi geral].

- " Já li".

- "Não minta. É muito feio". E a gargalhada aumentou. "Silêncio". "Então o que acontece com o personagem principal?"

- "As crianças viajam para .... " 

(E foi difícil começar, 

mas depois engatei 

o que hoje parece

 uma eternidade falando. 


A professora se assustava.  

Deixei de ouvir as risadas de escárnio


quando olhei após minha  fala

vi várias bocas a se retorcer

com olhos estranhos 

a expressar algo pior 

do que o prazer infantil

por outro ser a vítima do momento).

"Qual outro livro quer ler?" A estupefata professora perguntou

"Não faço ideia". 

Eu disse, 

do jeito de uma criança tímida, 

mas não tanto diria: 

"a história continua?"

O primeiro livro foi "A vaca voadora"; depois "Vaca na Selva"; 

e ... "volta ao mundo em 80 dias" e "viagem ao redor da ...", 

 E não consegui mais parar 

por duas décadas, 

até me formar 

em letras.


Na década de 1980:

- livros da série vagalume

- aventuras de Julio Verne

- Ian Fleming 

- Agatha Christie

- Stephen King

- John Le Carre

- etc;


Mas há outras estórias, 

mas que são mais difíceis de me lembrar:

disputar "partida" no campo de terra

com bolas de meia com pano 

pedras como traves 

jogar bolinha-de-gude

futebol de botão 


capotagem descendo ladeira 

em carrinho de guia

bater figurinha, 

mas só de jogadores 

de países desconhecidos, 

da copa do mundo de 82 e 86


nas visitas aos primos no gagé

pique-pega pique-esconde 

pique-...

queimada

pif-paf e batalha

cabo de guerra


no sítio do vô Francisco

tentar andar a cavalo

contra as vontades

do tio zé


no são dimas 

fazer cabana entre moitas 

ao lado de um pasto 

cheio de carrapatos

no inverno seco

antes da queimada


não lembro onde 

pescar lambaris no corrêgo

colocá-los na caixa d'agua de amianto 

pegar girinos no rischo

para levar para aula de ciências 

hidratar semente de feijão no algodão 


Vivencei essas e outras, 

claro, como a maioria 

das criança, acho, 

crescidas nos anos 1980


Contudo, 

da infância 

quis esquecer-me

de várias lembranças 

que teimam em restar

tantas majoritariamente traumáticas 

o carrinho de controle remoto dos sonhos presenteado num dia e furtado no outro alvo preferencial na queimada por ser gordinho e lento o prêmio de letra mais bonita da sala, no 2° ano primário, que virou motivo de chacota e me levou a ter a pior letra do 3°

Não sei se me ajudou

ou se me atrapalhou

mascada mudança

de casa primeiro

de esolas depois

parece-me hoje 

um constante 

reiniciar 

quando fiz uns 10 anos

 em torno de 1984: 

- mudamos do São Dimas para a Fonte Grande

Quinta mudança de casa em 10 anos CongonhasBarreiraSargentoDiasSãoDimasFonteGrande

quando me mudei 

para a sete de setembro 

perdi o pouco de independência

que tivera durante os anos no são dimas

- Será que minha mãe não me deixava mais sair para brincar na rua, pois não conhecia as mães dos outros meninos?

- O irmão 7 anos mais velho havia começado a trabalhar. Não iria mais admirar suas muitas invenções maravilhosas: camelões, tratores e caminhões de madeira, carrinhos de guia, ...;

- Outro irmão, 3 anos mais velho, quase sempre estudava no outro turno na Escola -  não me lembro muito de brincarmos. Na infância, 3 anos tornam outra geração.

Contudo, a mudança fundamental parece-me hoje, principalmente, a mudança no 3° ano primário do grupinho para o Pacífico Vieira - que de Pacífico só tinha o nome: menos coleguismo; mais bullying; mais perseguições incompreensíveis; mais ... .

grupinho pacífico napoleão estadual monsa padres 

 

6 trocas de escola 

dos 6 aos quinze anos

cada uma mais traumática 

do que a troca anterior


quanto mais próximo 

da adolescência

mais difíceis

as adaptações 


grupinho pacífico napoleão estadual monsa padres


Felizmente, 

no 4° ano primário, 

uma professora me apresentou 

a maravilha das maravilhas


Ei, acho que já contei essa parte da estória.

Deixe-me ver.

Sim, já contei!

...

Então, retomo o fio:


ou pauso 

melhor continuar outro dia


@vanres#1981 


12102022 170323 30jan24 01feb24 24fev24 

Nota: Informo aos leitores uma relembrança de aulas de poesia, ministradas por Cláudio Leitão, Sueli Quintana, Adelaine LaGuardia, Maria Angela, Eliana Tolentino. Ao reler o "poema", constato que o eu-lírico não corresponde ao autor, que de fato, já pereceu, na virada de 2021 para 2022.

Mas a primeira versão não é de outubro de 2022?

Sim!

Mas...

Mas muito de perlaboração poética de um eu-lírico em sua liricidade!!!

@canres2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário