Postagem em destaque

373∆24 Brasil and the world in crisis (draft)

    Temas: Brasil and the world in crisis  ( draft ) Sumário: Miríade e Distopia   (2004-2024)  Em construção: Coletânea de Poesias -   draf...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

187b :24 falhas de comunicação social e política externa

A respeito da fala de Lula sobre holocausto na Faixa de Gaza, entendo que era uma entrevista de coletiva de imprensa, com vários jornalistas, principalmente, brasileiros.

Então surgiram muitos assuntos, um em cima do outro. Eu linkei no post um resumo da entrevista, neste vídeo tem 4 minutos, do SBT.

Foi um pot-porri.

E que expressa o ápice de um seríssimo problema de comunicação social do governo Lula. Me lembra a desastrosacomunicação social do extraordinário governo Haddad, em São Paulo, de 2012 até a derrota fragorosa em 2016. 

A questão da comunicação social do governo tem sido um desastre atrás do outro.

Uma das questões que mais tem sido criticadas no governo Lula, pela esquerda, são as falhas de comunicação ou a má comunicação ou a falta de diálogo com as forças progressistas

Até o filósofo e prof Renato Janine Ribeiro articulou um longo texto com uma crítica as estratégias de comunicação do governo ou falta de estratégia.

Escrevi, há algumas semanas, um texto defendendo a postura ética da comunicação do governo, com a não exploração de um discurso antiético, polemizador e dicotômico - bolsonarismo™, pela extrema direita, ou PCO, pela extrema esquerda revolucionária e classista.

Embora eu defenda o conteúdo da comunicação, de fato, o que se vê recorrentemente são falhas e mais falhas na comunicação social do governo em termos de forma. 

Não está tão horrorosa quanto no ano de 2023. Melhorou até um pouco, não tá boa não.

Relembrando que eu comecei a fazer até um arquivo, no final de 2023, que tinha como objetivo fazer um levantamento dos fracassos e problemas do governo Lula.

Quão surpreso fiquei, quando pesquisando, percebi o tanto de realizações, centenas realmente que houveram, em 2023.

219 ∆ 24 LuGov: Agregador realizações governo Lula 2023/2024

Cobtudo, se não acompanhasse pelos sites mais pro Lula,  como o Brasil247, RBA, DCM, ocafezinho,  GGN, teria uma noção, mas bem mais diluida.

E nos encontros nos meus encontros com meus tios e primos, teria bem menos dados, o que desarma um pouco quem só faz crítica a partir da ideologia, para defender as realizações excepcionais do governo Lula 3.

Contudo, realmente me preocupou a repercussão do discurso sobre o Holocausto em Gaza entre meus conhecidos e família estendida,

Realmente me preocupou que até tias e primas que não são anti-Lula, nem bolsonaristas, a semana do dia 18fev24 e 25fev24, estavam muito indignadas com Lula.

Principalmente me preocupou, inclusive e principalmente, a posição de uma, octagenária, sempre muito cordata, que - para você ter uma ideia - falava antes da eleição de 2022, com muita educação para quem quiser e para quem não quisesse ouvir (como filhos, dezenas de sobrinhos, irmãos e cunhados) que só iria votar por que era o Lula como candidato a presidente, principalmente, e a Zilda Helena (em Conselheiro Lafaiete, MG) como candidata a vereadora.

Se não fosse para votar nesses dois, dizia que nunca mais iria voltar

Essa semana a vi criticando o Lula várias vezes para as minhas tias e primas por telefone e presencialmente, devido a crítica de Lula a Israel.

Ela teme que a fala dele possa colocar o Brasil em conflitos e levar a um aumento da violência contra os judeus, o povo escolhido.

@vanres2023

22022024

[22/2 11:10]  


220224 10h

240224

Nota:

O texto anterior foi elaborado a partir de uma troca de mensagens, via WTZP.

10h


Lula e Genocídio em Gaza: ainda a questão do tempo e do momento 

[22/2 09:29] Vander Resende: Bom dia!.

Gostaria de saber o que acha a respeito deste texto.

https://vanresnews.blogspot.com/2024/02/18224-sobre-o-genocidio-e-nao.html

 Está no meu Blog, mas ainda não divulguei.

E antes de divulgar queria ouvir a sua opinião a respeito!

Valeu

[22/2 10:02] Rrrrrrrr SJDR: Bom dia, Vander!

Vou lê-lo.

[22/2 10:23] Rrrrrrrr SJDR: Eu vou tomar liberdade e gravar um áudio mas mesmo assim eu vou tentar ser sucinto o que é difícil considerando um assunto tão complexo

[22/2 10:28] Reinaldo SJDR: Eu acho que eu falei muito mas não falei nada de nov

[22/2 10:29] Vander Resende: Agradeço. Eu acabo preferindo escrever, ou ditar pois muito do que respondo e comento com amigos e colegas acaba se convertendo em textos.

espero que não se importe.

prometo não citar nomes

[

[22/2 10:32] Reinaldo SJDR: Tem uma coisa que eu esqueci de comentar

Embora eu acho que você já tenha pensado nisso e ouvido analistas citando essa possibilidade.

É que alguns dizem que o Lula fez isso de forma planejada para tentar capitalizar algo a favor de si mesmo. Talvez se ele tivesse conseguido se expressar numa forma melhor ele não teria tido essa oposição externa e interna tão forte e ganharia diante da adesão de outros países à causa.

[22/2 10:34] Reinaldo SJDR: Entendi

[22/2 10:34] Reinaldo SJDR: Outra coisa

[22/2 10:36] Vander Resende: Concordo com isso, e o próprio Lula diz que foi intencional planejado.

não sei se ficou claro, talvez eu tenha que expandir.

Contudo, por mais que tenha sido planejado e intencional não podia ter vindo em uma pior hora.

por exemplo poderia ser ao menos após a manifestação do 25 de fevereiro.

 Se tinha que ser agora, pela urgência, que fizesse durante a reunião dos chanceleres e secretários de estado G20 ou após o encontro com Antony Blinken, ontem

[22/2 10:37] Reinaldo SJDR: Eu acho que uma análise como a sua é pertinente e completa dentro do limite que um blog permite.

Com tudo eu acho que alguns posicionamentos de pessoas que se consideram à esquerda (como o Lucas ou outros ) mas que por algum motivo consideram desrespeitosa a fala do Lula... 

Alguns desses posicionamentos públicos só ajudam a engordar essa munição que a Extrema direita vai usar.

Não é uma questão de fechar os olhos mas eu acho que é totalmente contra produtivo em termos estratégicos o que alguns como eu cito o meu amigo Lucas fizeram.


É claro que o poder de visibilidade dessas publicações é pequeno mas acaba se somando a outros e outros e outros

[22/2 10:37] Reinaldo SJDR: Mas também não dá para exigir que cada um tenha uma estratégia correta


22/2 10:39] Vander Resende: Sim. Concordo!

[22/2 10:38] Reinaldo SJDR: Mesmo porque ninguém sabe qual que é a estratégia correta né

[22/2 10:38] Reinaldo SJDR: Rs

[22/2 10:38] Reinaldo SJDR: Pelo menos mantiveram a data do depoimento do bolsonaro para hoje

[22/2 10:39] Reinaldo SJDR: Embora muito provavelmente ele não vai falar nada né

[

[

22/2 10:39] Reinaldo SJDR: Quero dizer, ele não vai fazer nenhuma fala polêmica contra si mesmo

[22/2 10:40] Reinaldo SJDR: Contudo*

[22/2 10:40] Vander Resende: estava ouvindo seu áudio

[22/2 10:43] Vander Resende: concordo No meu caso eu estou com muita dificuldade em achar o Tom do texto.

 porque eu tinha que marcar a minha revolta com o acontece na Palestina, com genocídio, mas tinha que tentar colocar como se fosse uma leitura menos polemizadora.


  sei que não ficou e nem era intenção ser neutro.


ao mesmo tempo queria criticar o momento e o lugar em que foi feita a fala do Lula

[22/2 10:43] Vander Resende: alguns posicionamentos de pessoas que se posicionam bo campo progressista , realmente,  tem sido bastante contra produtivos.


Contudo,  a questão da internet é, como eu faço no texto que comentanos, poder expor nossas frustrações para um público que compartilha, ou não das nossas ideias e ideais.

Sem depender do filtro de um editor, de cartas do leitor,  por exemplo, que só vai publicar aquilo que condiz com os interesses e a linha editorial da publicação, no geral.

[22/2 10:49] Vander Resende: sim mas considero que, como já falei antes, a fala do Lula seria muito mais adequada e alcançaria um público internacional muito mais amplo se fosse feita, por exemplo, ontem, durante a reunião dos chanceleres e secretários de estados do G20. Que ocorreu aqui no Brasil, ontem, 210224.

Ou em uma coletiva com Blinken ao lado dele.

 O secretário de Estado dos Estados Unidos que apoia Israel, está agindo em favor de Israel, e fornecendo armamentos.

Então seria extremamente impactante.

Isso claro se realmente era intencional planejado.

Contudo, acompanhando falaa inprovisadas de Lula há quase 30 anos,  considero que de fato ele fez m****. E na fala improvisada durante a entrevista não conseguiu segurar a raiva .

O tom da fala mostra que ele se exaltou

[22/2 10:51] Vander Resende: sim claro.

embora o que ele fez eu considero uma das mais inadequadas estratégias de todas as possiveis, heheh.

[22/2 10:52] Reinaldo SJDR: Mas você crê que toda a fala dele foi planejada antes?

Ou esse trecho da fala dele em que ele cita o Hitler foi uma espécie de improviso?

Se eles (a equipe do governo) escolheu realmente se pronunciar naquele momento eles erraram...

Mas em relação ao conteúdo eu não sei se foi tudo tudo planejado

[22/2 10:52] Reinaldo SJDR: Sim, um dos poucos a quem a gente pode cobrar um planejamento de comunicação é o governo

[22/2 10:53] Vander Resende: Estou escrevendo um texto, vou te passar daqui a pouco, sobre a questão do beneplácito do Império, pelo Blinken, ontem, por não ter criticado Lula publicament.

[22/2 10:53] Rrrrrrrr SJDR:  Eu também tenho que resolver minhas coisas e fazer meus exercícios

[22/2 10:53] Rrrrrrrr SJDR: 

[22/2 10:55] Vander Resende: O que eu entendi é que era uma entrevista de  coletiva de imprensa, com vários jornalistas principalmente brasileiros.

Então surgiram muitos assuntos, um cima do outro. Eu linkei no poste, acho, junto com a postagem.


[22/2 10:56] Vander Resende: https://youtu.be/6fUtqYJVTPs?si=JxscteNTWZ0-9wSs

o vídeo tem 4 minutos, do SBT.

foi um pout-porri

[22/2 10:59] Vander Resende: sim.

a questão da comunicação social do governo tem sido um desastre atrás do outro.

Uma das questões que mais tem sido criticadas no governo Lula, pela esquerda, são as falhas de comunicação ou a má comunicação ou a falta de diálogo.

Até o Renato Janine Ribeiro escreveu um longo texto com uma crítica as estratégias de comunicação do governo ou falta de estratégia

[22/2 11:02] Vander Resende: Eu escrevi, há algumas semanas, um texto defendendo a postura ética das comunicações do Governo.

E a não exploração de um discurso antiético, polemizador e dicotômico -     ™do bolsonarismo.

Mas, de fato, o que se vê recorrentemente sao falhas e mais falhas na comunicação social do governo. não está tão horrorosa quanto no ano passado, melhorou até um pouco , Mas não tá boa não.

[22/2 11:04] Vander Resende: eu comecei a fazer até um arquivo há pouco tempo sobre os fracassos e problemas do governo Lula.

foi só então pesquisando que eu comecei a ver o tanto de realizações,  centenas realmente que houveram.

Mas se não acompanhasse pelos sites mais pro Lula o como 247 RBA dcm cafezinho ggn nao teria noção

estaria tendo problemas nos meus encontros com meus tios e primos para defender o governo Lula.

[22/2 11:06] Reinaldo SJDR: Depois eu dou continuidade à conversa 

Vou a academia agora

[22/2 11:06] Reinaldo SJDR: Abraço

[22/2 11:07] Vander Resende: o que realmente me preocupou na repercussão do discurso sobre Gaza e o genocídio dos palestinos pelos israelenses


 o que realmente me preocupou foi que tias e primos que não são anti Lula nem bolsonaristas, durante essa semana, estão muito indignados com o Lula.

[22/2 11:10] Vander Resende: inclusive e principalmente me preocupou a posição da minha mãe.

para você ter uma ideia 

ela falava antes da eleição de 2022, para quem quiser e quem não quisesse se ouvir 

que ela só ia votar porque era o Lula como candidato a presidente 

se não ela nunca mais ia voltar

essa semana a vi criticando o Lula várias vezes para as minhas tias e primas por telefone e presencial.

devido a crítica de Lula a Israel

e como ela teme que a fala dele possa colocar o Brasil em um conflito


@vanres2023

220224

10h

Nenhum comentário:

Postar um comentário